Parcerias

Resenha "Senhora da Magia" - As Brumas de Avalon

Boa noite queridos leitores!!!

Hoje, quero compartilhar com vocês a resenha do livro "Senhora da Magia" da série As Brumas de Avalon, da autora Marion Zimmer Bradley.




As Brumas de Avalon é um clássico que reconta as lendas do Rei Arthur através da perspectiva das mulheres que tiveram uma grande importância em sua vida, pessoal e como grande rei.

São elas:  sua mãe Igraine, de religião pagã, nascida e criada em Avalon, sua tia Viviane, senhora do lago, extremamente fiel à sua religião à ponto de fazer qualquer coisa para que Avalon reine para sempre, principalmente em tempos que o cristianismo começa a tomar conta do mundo, sua meia irmã Morgana, que em sua adolescência é levada à Avalon para ser sacerdotista e futura senhora do lago e  sua esposa Gwenhwyfar ou mesmo Guinevere, cristã fanática que não aceita, e abomina totalmente os cultos pagãos.

Neste primeiro volume, acompanhamos a infeliz vida de Igraine, em Tintagel, casada a força com o duque Gorlois da Cornualha e sua pequena filha e companheira Morgana. Após alguns anos de seu casamento arranjado com o duque e já adaptada a sua vida, Igraine recebe uma inesperada visita de Viviane, e do grande Merlim Taliesin.

Nesta visita, Viviane fala que Igraine deverá ter um filho, que irá lutar contra a invasão dos saxões e trará a conciliação entre Avalon e os cristão. Porém, esse filho não será de seu marido e sim do futuro e grande rei Uther Pendragon,  o que de fato acontece, ainda com  com Igraine  casada com Gorlois.

A primeira parte do livro se desenvolve basicamente em volta disso, do casamento de Igraine com o Rei Uther, e a infância de Morgana e Arthur.

Com o passar do tempo, Morgana e Arthur são separados. Morgana vai para Avalon ser sacerdotista e treinada para ser a futura senhora do lago no lugar de Viviane assim que a mesma morresse e Arthur, por segurança é afastado da corte de seu pai para viver em segurança até poder ser feito rei.

Chegado o tempo de Arthur ser coroado , por ser filho da linhagem real de Avalon, ele participa de um ritual pagão chamado beltane, um culto a deusa demonstrando a fertilidade. Morgana e Arthur participam deste ritual, juntos, porém sem se reconhecerem como irmãos...

" ...Por que tenho a impressão de que a conheço? Será porque você é a Deusa, e nela todas as mulheres são apenas uma? Não... - Ergueu-se, e tomou-lhe o rosto entre as mãos. À luz que cade vez se tornava mais clara,v ela viu as feições juvenis se endurecerem nos traços de um homem. Ainda apenas semiconsciente da razão pela qual parecia conhece-lo, ouviu o seu grito áspero: - Morgana! Você é Morgana! Morgana minha irmã..."


Temos um choque de realidades religiosas muito diferentes, o cristianismo aumentando cada vez mais  e os druidas ou pagãos lutando para não serem banidos do mundo.

Eu diria que este o ponto mais forte do livro, o choque de culturas religiosas e o forte comportamento dos personagens em relação à elas.

Não quero contar o que acontece para não criar  spoiler e atrapalhar quem está com vontade de ler. 

Só posso dizer que eu super recomendo o livro, é muito rico em detalhes e acredito que ele cativa até mesmo aqueles que não se simpatizam muito com as lendas arturianas.

Boa noite :D 

4 comentários

Rodolfo disse...

muito bom o seu blog acabei de me tornar seguidor dele, vou acompanhar as novidades, siga meu blog de volta linuxbugone.blogspot.com.br

Uma Leitura a Mais disse...

Eu amo histórias sobre o Rei Arthur e ler uma história dessa sob perspectiva feminia é mais emocionante ainda, eu li esses livros em 2013, adorei e espero um dia poder reler. Eles ocupam o primeiro lugar na minha estante!
Bjs

Versos & Diversoss disse...

Olá Rodolfo Rodrigues, obrigada pela visita e por se tornar seguidor. Espero que goste dos próximos posts. Vou passar pelo seu blog.

Versos & Diversoss disse...

Oi Renata Pereira, obrigada pela visita. Realmente ler sobre as lendas de Arthur através da perspectiva feminina é fantástico. Eu amei a série! Vou publicar resenhas dos outros volumes.

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger